ARREPENDIMENTO

Arrependimento

O Arrependimento

Quando alguém desenvolve fé em Jesus Cristo e começa a entender o propósito da vida mortal, ele ou ela tem o desejo de se arrepender. O arrependimento é o segundo princípio do Evangelho. Para que haja salvação é necessário que haja arrependimento: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Qualquer pessoa que tenha vivido sobre a face desta Terra, exceto Jesus Cristo, pecou de alguma forma. As escrituras se referem ao pecado como “toda a iniqüidade” (I João 5:17). Também é citado que “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). Isso esboça que existem pecados por comissão (cometer atos desobedientes contra os mandamentos de Deus) e pecados por omissão (negligenciar a obediência aos mandamentos de Deus). Quer seja intencional ou não, todos precisam se arrepender de seus pecados para herdar o reino de Deus. Entretanto, como o profeta Joseph Smith escreveu: “(…) os homens serão punidos por seus próprios pecados e não pela transgressão de Adão” (Regras de Fé 1:2). Os Mórmons não acreditam que o pecado original seja hereditário, mas quando os homens atingem a idade de responsabilidade, os oito anos, todas as pessoas inevitavelmente pecam e precisam se arrepender.
O arrependimento é o processo pelo qual podemos ser perdoados de nossos pecados e transgressões. Para o Mormonismo a alma está em uma eterna jornada na qual essa vida é apenas uma parte dela. A mancha do pecado bloqueia nossa progressão espiritual eterna e nos priva da plenitude das bênçãos e glórias possíveis do plano de salvação. O arrependimento é possível por causa do
sacrifício de Jesus Cristo. Porque Ele viveu uma vida sem pecados, Ele foi capaz de atender a justiça e misericordiosamente dar o perdão àqueles que obedecem aos Seus mandamentos.
Os passos para o arrependimento começam com o reconhecimento de que pecamos. Isso requer tanto o conhecimento do pecado quanto a admissão do pecador. A maioria dos pecados mais graves são geralmente os mais óbvios, embora existam muitos que “ao mal chamam bem, e ao bem, mal” (Isaias 5:20). Para saber tudo o que o Senhor deu como mandamento requer um estudo regular das palavras tanto dos profetas antigos quanto dos modernos. Os líderes da Igreja Mórmon,
profetas e apóstolos desses dias, dão conselhos atuais para identificar e evitar esses pecados que estão tomando conta do mundo. Além da fraqueza aparente em nós, precisamos examinar cuidadosamente esses pecados de omissão menos óbvios para que possamos corrigi-los.
Também precisamos sentir pesar pelos pecados que cometemos. Um transgressor pego em flagrante pode se desculpar rapidamente, porém não é algo sincero. Esse pesar se intensificará à medida que nossa fé em Cristo aumenta e o pecador se dá conta do peso e das terríveis conseqüências do pecado. “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” (2 Coríntios 7:10).
Uma vez que sentimos esse pesar por nossos pecados, iremos ter o desejo de abandoná-los. Se o transgressor é pego fazendo a mesma coisa repetidas vezes, certamente suas desculpas não são sinceras, e todos os pecados anteriores permaneceram com ele. O Senhor nos adverte sobre esse assunto: “E agora, em verdade vos digo: Eu, o Senhor, não vos atribuirei pecado algum; segui vossos caminhos e não pequeis mais; mas à alma que pecar retornarão os pecados passados, diz o Senhor vosso Deus” (D&C 82:7). O hábito de pecar é muito forte, e falar que vai parar é mais fácil do que realmente fazê-lo, mas o arrependimento é um processo, então quer abandonemos os pecados de uma vez ou em uma progressão, é necessário que os abandonemos.
Precisamos também confessar nossos pecados. A confissão requer a humildade necessária para o arrependimento. Precisamos confessar todos os nossos pecados para o Senhor. No Mormonismo, a confissão a uma autoridade apropriada é necessária para os pecados mais graves, tais quais adultério, ou violações contra a
lei da castidade. Os pecados desse grau podem afetar a permanência de alguém na Igreja. Entretanto, o processo contínuo de aperfeiçoamento pessoal é entre o individuo e o Senhor. Se alguém foi ofendido por seu pecado, a confissão para aqueles contra quem você pecou também é parte do arrependimento.
Finalmente, a restituição também é uma parte do arrependimento. Se alguma coisa foi roubada, ela deve ser devolvida. Talvez os mais difíceis sejam os erros intangíveis. Uma palavra má deve ser corrigida através de um pedido de desculpas e por palavras bondosas. Embora um indivíduo não possa apagar um pecado da memória da pessoa ofendida, aquele indivíduo precisa sobrepujar o mal com boas ações. Para receber o perdão dos pecados, precisamos corrigir qualquer erro que tenhamos espalhado pelo mundo.
Perdoar aos outros é uma parte necessária para receber o nosso próprio perdão. Jesus ensinou: “Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós” (Mateus 6:14). O arrependimento é a renovação da alma, ele pode mudar todo o nosso caráter. Abandonamos o que é mal e o substituímos por boas obras. Também ganhamos um desejo forte de obedecer aos mandamentos e viver uma vida virtuosa. No Mormonismo, o arrependimento é mais que uma confissão regular para se desculpar ao Senhor e à Igreja pelas coisas erradas que fazemos. É um processo constante de conversão de um indivíduo em direção a Cristo. O arrependimento é requerido a cada dia de nossas vidas para progredir, com a ajuda do Senhor, rumo à perfeição.