DIZIMO

A Lei do Dízimo no Mormonismo

 

 

A palavra dízimo significa a décima parte. O pagamento de dízimo para o Senhor e Sua Igreja tem sido um mandamento por milhares de anos. O primeiro registro sobre o dízimo é encontrado em Gênesis 14:20, quando Abraão paga seu dízimo à Melquisedeque. Na Igreja do Senhor nos dias bíblicos, o dízimo era considerado não só um mandamento, mas também era uma lei da terra.

Hoje em dia os Mórmons acreditam que pagar o dízimo ainda é um mandamento. Todo o que possuem vem do Senhor, e devolver um décimo dessas coisas para Ele não é muito. O dízimo pertence ao Senhor e manter esse dízimo para si é, em essência, roubar ao Senhor, uma vez que o mandamento é que os homens e mulheres devolvam essa décima parte para Ele.

Esse conceito é esclarecido no Velho Testamento. Em Levíticos 27:30 podemos ler: “Também todas as dizimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor”.

Os Mórmons hoje acreditam que o dízimo é um dever e um meio de mostrar sua fidelidade ao Senhor. As capelas da Igreja, onde os membros se reúnem semanalmente, tem um envelope e um slip onde os membros preenchem e então colocam a quantia do seu dízimo dentro. Eles então dão esses envelopes para o bispo da congregação, ou para um de seus dois conselheiros. O dinheiro é então contado e enviado para a sede da Igreja em Salt Lake City, Utah.

Os líderes da Igreja usam o dízimo de várias maneiras para ajudar o crescimento da Igreja e para servir a outros. O dinheiro do dízimo é usado para a construção e manutenção de capelas, templos e outros edifícios da Igreja; para o trabalho de história da família; e para um fundo usado para todo o trabalho missionário em todo o mundo. Quando o dízimo de um membro é combinado com o dízimo de todos os membros da Igreja, ele pode ajudar de várias maneiras.

Os membros da Igreja consideram ser uma benção e um privilégio poder pagar o dízimo, porque é uma maneira de mostrar gratidão ao Senhor. É importante para os membros da Igreja Mórmon saber que estão ajudando a Igreja a crescer e servir homens e mulheres em todo o mundo.

Os Mórmons acreditam que obedecer o mandamento de pagar o dízimo é necessário para que cada membro possa ter felicidade e paz nesta vida. O Mormonismo ensina que o espírito desejoso com o qual um membro paga o dízimo é tão importante quanto o próprio pagamento do dízimo. Pagar o dízimo ensina humildade e mostra obediência. Os membros devem pagar o seu dízimo para o Senhor com coração alegre e com fé de que o Senhor irá abençoar e proteger seu povo quando eles pagam o dízimo com coração desejoso.

Malaquias 3:10: “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma benção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes”.

Os Mórmons acreditam que a frase “abrir as janelas do céu” significa que o Senhor abençoará seu povo fiel mais do que eles podem imaginar. Quando eles pagam o seu dízimo para Ele, Ele não deixará de dar bênçãos para seu povo, quer seja benção material ou espiritual.

Um antigo Presidente e Profeta da Igreja, Heber J. Grant, disse que quando o povo do Senhor paga o dízimo, Ele abençoa-os com grande conhecimento do Pai Celestial e de Jesus Cristo, um testemunho mais forte e uma habilidade maior para obedecer aos mandamentos (Relatório da Conferência, abril 1925, p. 10).

Os Mórmons também acreditam que o Senhor fará com que aqueles que pagam o seu dízimo honestamente prosperem, significando que eles serão abençoados e protegidos com as necessidades materiais que requererem. O Pai Celestial não abençoa a todos da mesma forma, mas os abençoa da maneira que é melhor para eles. Aqueles que pagam o dízimo podem ter paz e segurança que vem de saber que eles estão obedecendo um mandamento do Senhor.